Dicas de saúde nº 09 – janeiro/2013

Algumas informações sobre desidratação

A desidratação ocorre quando o corpo humano não tem água suficiente para realizar suas funções normais. Ela pode ser leve e causar sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga, podendo levar à morte. Indivíduos desidratados apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a aumentar o ritmo de seus batimentos - taquicardia. É muito comum em crianças. Um bom aliado contra a desidratação é o soro caseiro. Também existem soros industrializados contra a desidratação. Soros industrializados são especialmente indicados por apresentarem composição equilibrada de cloreto de sódio, cloreto de potássio monoidratado, citrato de sódio diidratado e glicose. A composição equilibrada desses ingredientes evita efeitos colaterais como convulsões. A desidratação pode ser uma condição grave causada por suor excessivo, vômito ou diarreia, que atinge especialmente as crianças e os idosos. Confira seus sintomas e tratamento.

Sintomas de desidratação: Sede - boca seca - olhos encovados, secos, sem brilho - diminuição da urina - lentidão nos movimentos - sensação de fadiga - lábios rachados - pele muito seca.

Diagnóstico da desidratação: O diagnóstico da desidratação é feito observando a pessoa. Pode-se sugerir de que se trata de desidratação quando pinçamos uma prega de pele das costas da mão e esta pele retorna lentamente ao seu estado original. Outra forma de verificar se o indivíduo está desidratado é verificando que ele não consegue cuspir por que a secreção salivar está espessa em demasia.

Tratamento para desidratação: O tratamento da desidratação é feito com a rehidratação. Isto pode ser conseguido através da tomada do soro fisiológico caseiro ou em meio hospitalar com o uso de soro intravenoso.Caso o paciente tenha dificuldade em deglutir engasgando facilmente, hidrate-o oferecendo gelatina ou água gelificada que pode ser encontrado nas farmácias. O soro caseiro é barato, simples de fazer e é uma excelente forma de evitar a desidratação causada por vômitos e diarreia.

Receita do soro caseiro: Ingredientes: 200ml de água filtrada ou fervida; 2 colheres (sopa) rasas de açúcar; 1colher (café) rasa de sal - ou - 20g de açúcar branco; 3.5g de sal; 1 litro de água filtrada ou fervida. Misture todos os ingredientes e beba várias vezes ao dia. A durabilidade deste soro caseiro é de no máximo 24 horas e a quantidade que se deve beber é a equivalente a água perdida através do vômito ou diarreia. Atenção: Ao provar o soro fisiológico caseiro este não deve ser mais salgado que uma lágrima, por exemplo.