O boliche pode ser praticado por pessoas de todas as idades, não importando o peso, a altura e o tipo físico. Por isso é considerado como o mais democrático dos esportes. Pode-se jogar boliche tanto como lazer, entre amigos e familiares, como esporte em importantes competições nacionais e internacionais, podendo ser jogado durante toda a vida, sempre com a possibilidade de obter bons resultados.

     O andar correto sobre o "approach", juntamente com o arremesso da bola, é visto como um dos mais perfeitos e bonitos movimentos atléticos esportivos.

Objetivo

     O Boliche tem por finalidade arremessar uma bola sobre uma pista para atingir 10 pinos dispostos numa formação triangular.

     Uma partida ou uma "linha" consiste de dez jogadas ("frames"), sendo que em cada delas o jogador tem direito a dois arremessos no máximo, para derrubar todos os pinos. No caso de derrubar todos os dez pinos na primeira jogada ("strike") não deve jogar a segunda bola.

     Quando um atleta consegue dois strikes seguidos, ele faz um LIGUE ou DUQUE. O número máximo de pontos numa partida é 300 conseguidos com 12 strikes.

Approach (área de arremesso)

     Não se pode jogar boliche com sapatos comuns ou mesmo com tênis de sola de borracha. Estes calçados, além de danificarem o "approach", não permitem que o jogador dê uma "escorregadinha" com seu pé de apoio (esquerdo para os destros) ao fim do movimento de largar a bola. Antes do início da pista existe uma área denominada "approach" (aproximação, acesso, chegada), com espaço suficiente para que o jogador dê alguns passos e arremesse a bola.

     Recomenda-se que o jogador, quando estiver se preparando para jogar antes de subir no "approach", observe as pistas próximas, tanto à sua esquerda como à sua direita e nunca saia junto com o vizinho de pista pois isso atrapalha a concentração de ambos.

Somente o jogador da vez é quem deve ficar no "approach".

     Deve-se evitar demora para arremessar a bola, pois isso prejudica a pegada ("grip") nos furos em razão do suor nos dedos, além de atrasar as jogadas dos outros jogadores.

     Jamais leve bebida ou comida ao "approach", pois qualquer sujeira na sola do sapato de boliche, impedindo o deslizamento, poderá causar um acidente.

     Na prática é comum denominar "approach" o conjunto dos movimentos do jogador desde sua entrada na pista, seu posicionamento e concentração, sua maneira de segurar e arremessar a bola até que ela chegue aos pinos.

Pistas ("lanes")

     As pistas oficiais são de madeira ou sintética, possuem 62 pés (ou 18,20m) de comprimento por 1,07m de largura.

     Tradicionalmente, a pista possui dois tipos de madeira, os 6m iniciais que correspondem à área de arremesso ("approach") e o espaço onde ficam os pinos são montados com madeira branca e dura (maple canadense). O meio da pista até onde são colocados os pinos é feito de madeira marfim.

     Constituída de 39 tábuas de 1x3" unidas pelo sistema de macho e fêmea, recebe uma aplicação de laca de poliuretano. Diariamente aplica-se sobre a pista um óleo de fabricação especial, que vai da linha de falta (em maior quantidade) diminuindo até terminar a no máximo ("long oil") 2/3 da extensão da pista (42 pés). A finalidade deste óleo é proteger o início da pista, onde as bolas estão em maior velocidade e podem ser jogadas de alguma altura.

     Atualmente, a maioria dos boliches está mudando para pistas sintéticas, muito parecidas com a fórmica colocada sobre um aglomerado de madeira. Esse material de 1 polegada de espessura, foi desenvolvido e aperfeiçoado pelos maiores fabricantes de boliche do mundo - AMF e BRUNSWICK - inclusive sendo testado e aprovado pela NASA.

     Provavelmente, você já ouviu algum praticante de boliche dizer algo sobre "leitura da pista". Isso significa que, dada a experiência do jogador, ele consegue achar o ponto de saída e a seta mais convenientes para arremessar a bola, após algumas jogadas. Essas variações (saída e seta) dependem, basicamente, das condições da pista e a forma como foi passado o óleo protetor ("short", "medium" ou "long").

     Antes de iniciar-se um torneio ou campeonato os organizadores autorizam um "bate-bola" (arremessos sem a contagem dos pontos) para leitura da pista e aquecimento dos jogadores. Estes, por sua vez, fazem arremessos não só visando a saída e seta corretas para um "strike" mas também para atingir os pinos 7 e 10 o que ajuda no fechamento de "spare".

Bolas

     São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72kg e 7,25kg), não devem ter mais que 27 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.

     Como escolher uma bola adequada 
     No boliche de sua preferência vá até a prateleira de bolas e procure por uma que lhe seja mais confortável possível, nem muito leve (normalmente destinada às crianças e mulheres) nem muito pesada (indicada para quando estiver mais familiarizado com o jogo).

     Se você observar bem verá que toda "house ball" (bola fornecida pelo boliche) tem um número que indica o seu peso (em libras) para auxiliar a sua escolha.

     Experimente algumas bolas com pesos diferentes até achar a mais adequada ao seu estilo.

     Como segurar melhor a bola 
     A maneira correta para uma pegada firme e confortável é introduzir o polegar no furo maior da bola e os dedos médio e anular nos outros dois furos da bola.

     Segure-a de forma correta: nem tão forte que fará com que a levante demais, nem tão fraco a ponto de soltá-la antes do ponto ideal. Para evitar esse problema, procure por bolas que tenham o tamanho dos buracos bem ajustados aos seus dedos, nem muito apertados a ponto de dificultarem a saída deles, nem tampouco muito largos pois certamente a bola irá cair de sua mão no primeiro movimento. Depois de introduzir os três dedos na bola, a palma da mão deverá "repousar" ela para indicar a melhor escolha.

     Pegue a bola com as duas mãos e, se tiver que aguardar um pouco a sua vez de jogar, segure-a no braço esquerdo caso seja destro ou no direito caso seja canhoto, assim você não cansa o braço de arremesso e evita que seus dedos fiquem suados.

     Atenção: ao retirar a bola da máquina de devolução segure-a de forma ao não deixar seus dedos expostos ao choque com outra bola eventualmente devolvida.  Pinos 

     Cada um dos 10 pinos tem aproximadamente 50 cm de altura, 20 cm de diâmetro na metade de sua altura e 7 cm na sua base, pesando cerca de 1,5k. São torneados e recebem uma capa plástica de 3mm para proteção, sendo balanceados de acordo com as regras da FIQ (Federação Internacional) que exige um mínimo de 1.531 gramas até 1.645 gramas de peso.

     Existe uma distância média de 30,5 cm entre o centro de um pino e outro

Canaletas

     Canaletas são depressões (valas) que existem à esquerda e à direita das pistas, destinadas a evitar que as bolas invadam as pistas vizinhas. As bolas lançadas são devolvidas aos jogadores por um túnel, geralmente instalado abaixo das pistas e ao lado das canaletas.

Contagem dos pontos

     A pontuação de uma partida ou linha varia de acordo com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba, podendo ir de zero (quando nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou "frames") até o máximo possível de 300 pontos, ou seja, doze "strikes" consecutivos.

     É evidente que, como cada partida tem dez "frames", só seriam possíveis dez "strikes", porém se o jogador derrubar todos os pinos no primeiro arremesso do décimo "frame", ele ganha o direito de jogar mais duas bolas, conseguindo assim a chance de completar doze "strikes" numa mesma linha, embora seja muito raro isso ocorrer.

     Toda pista possui uma Linha de Falta com mais ou menos 1,2 polegada e na largura da pista, localizada entre o término do "approach" e o início da pista. Se o jogador pisar nesta linha, ao fazer o seu arremesso, perderá a jogada. Existem Linhas de Falta com sensores eletrônicos que detectam a falta através de células foto-elétricas e aplicam a penalidade automaticamente ao infrator, mostrando no monitor de anotações zero ponto ( – ) e, se for o primeiro arremesso, serão colocados novamente os dez pinos. Dessa forma, caso o jogador derrube os dez pinos nessa segunda jogada após a falta, será computado um "spare". Se a falta for na segunda jogada, não marcará pontos nessa, valendo apenas os pinos derrubados na primeira jogada.

     Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.

Redes Sociais

Cãmeras Facebook Instagram Youtube Whatsapp
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta